O poder da harmonização


Construção da paz interior
O poder da harmonização

Tal como o nosso corpo, a vida é organizada de uma forma harmoniosa, onde tudo tem o seu lugar e a sua função específica. Nada existe nesta realidade que conhecemos e chamamos como ‘vida’, que não tenha um propósito… um fim… uma função!
O nosso corpo, por exemplo, no seu grande todo e caos aparente, gere-se pela fantástica harmonização entre cada célula, cada órgão, cada meandro do pulsar do coração. Na tomada de consciência deste grande detalhe, somos obrigados a aceitar e a entender o quanto nos afeta interiormente a forma como o espaço exterior está organizado.

Ao longo de mais de 10 anos em atendimentos individuais e as centenas de situações que me chegavam ao gabinete em consulta, implicava a minha ação nesta temática, que muitos ainda não entendem muito bem, ou a tornam demasiado mística, ao ponto de ficar inacessível à simples compreensão e utilidade funcional prática do ser humano comum.
Percebi, por minha conta a risco, a influência do cenário envolvente na criação de padrões repetitivos e inibidores da essência original do ser humano. Percebi também, a forma como todo o ser humano, na sua inocência se deixa manipular por este mecanismo associado à questão da harmonização.
Se pararmos para analisar e observar comportamentos e hábitos básicos das pessoas que nos rodeiam – como por exemplo reparar na forma como a pessoa arruma a secretária, ou na forma como se veste, ou ainda na forma como organiza o seu dia-a-dia, percebemos o género de organização interna presente nessa pessoa.
Mas o mais importante em toda esta temática é entender a forma como a vida – com todo o seu cenário envolvente – imprime instruções na razão e consciência, que nos faz acreditar que determinado comportamento é o mais válido ou o mais natural de ser realizado e repetido.

O responsável por toda esta influência é o subconsciente, que está sempre a processar e a conectar-se com a grande matrix existencial. Cada espaço físico, cada milímetro do espaço onde vivemos habitualmente, está e continua a ser gravado nos nossos registos mais profundos, de variadíssimas formas, sendo cada uma delas diferente da anterior, de acordo com as emoções e vivências envolvidas.
O cenário, esse quadro por vezes imutável durante anos e temporadas largas, promove a continuidade de determinadas ações estimuladas por referências processadas pelo subconsciente a um nível e rapidez tal, que na maior parte das vezes passa despercebida à razão controladora e astuta!
Por isso, em muitas situações e em determinadas alturas da vida, surge a vontade de mudar as coisas em casa, como se precisássemos de arejar a casa ou renovar a energia.
A verdade é que, ao mudar as coisas em casa, a mente, ao nível do subconsciente, terá de renovar o padrão de processamento – novas indicações, novas referências - possibilidades novas.

Lembro-me de uma situação específica de uma senhora que se queixava de não ter relacionamento e não conseguir atrair a pessoa ideal para a sua vida. Após observar e perceber todo o mecanismo emocional envolvido, referente à sua história e às suas crenças, pedi para me fazer uma descrição de possíveis objetos presentes em sua casa que pudessem de alguma forma simbolizar solidão ou vida solitária. A que a senhora me responde que a única coisa que se lembrava era de um quadro que tinha no seu quarto, com uma linda senhora antiga, no meio do campo, sozinha.
Ora então estava explicado a continuidade de padrões que a faziam acreditar que o ideal de vida era sozinha – o quadro ilustrava isso e lembrava-a diariamente, dando-lhe a instrução ao nível do subconsciente, de que a vida era solitária.
Dei-lhe instruções para colocar o quadro, noutro local da casa – por exemplo, no local que iria usar para meditar ou estar com ela própria e arranjar um quadro com um casal feliz para o seu quarto. Demorou cerca de três meses até ela encontrar uma pessoa para a vida dela – e pelo que sei até hoje, é para durar!
Sei, acredito e pratico esta abordagem em todo o meu trabalho, na consciência de que somos o todo indivisível e de que cada ser humano tem a sua própria frequência harmónica, ou seja, dependendo da sua condição emocional e consciência praticada, assim é o seu registo de harmonia.
Por isso, uma das instruções que dou a quem me procura, é o exercício de renovação do espaço onde vive e de determinados detalhes no seu local de trabalho.

Após ter lido este artigo, faça uma pequena reflexão: existe harmonia na sua casa? Existe harmonia no seu local de trabalho?
Entenda-se harmonia, por ordem… ou algo agradável aos olhos, algo que provoca a sensação de beleza e naturalidade.
Se procura a transformação, já tentou muita coisa e não conseguiu, sugiro que entenda esta temática em profundidade, e a sua vida irá dar uma grande volta!
Harmonia e Paz na sua vida.
Com amor.

Joaquim Caeiro
Life Coach & Psicoterapeuta da Alma

Sem comentários:

Enviar um comentário