Entrevista sobre Curso Psicoterapia da Alma & Life Coach (Set 2012)

ENTREVISTA SOBRE

Curso Psicoterapia da Alma & Life Coach


Joaquim é formador e coach há já muitos anos, facilitador de meditação, psicoterapeuta, conselheiro, orador e professor na área do desenvolvimento pessoal e espiritual. O que é o curso de Psicoterapia da Alma & Life Coach?
O Curso Psicoterapia da Alma é todo o meu trabalho. É o livro aberto do meu método e de toda a aprendizagem que tive ao longo de todos estes anos de partilhas de histórias de vida que me ajudaram a crescer e a ser cada vez mais inteiro e pleno. É uma caminhada de consciência e reencontro com a alma e a essência do EU, onde tudo o que me foi permitido aprender e desenvolver é transmitido naturalmente, através de exercícios vivenciais e fundamentalmente muita prática, tendo por base o princípio de que todo o ser humano tem um potencial profundo que simplesmente está adormecido ou ‘esquecido’. É um curso de vida e para a vida, pois engloba todos os fatores inerentes ao caminho do EU.

O que se pretende alcançar com a Psicoterapia da Alma?
Psicoterapia da Alma é o resultado de uma consciência atingida ao fim de algum tempo de trabalho como terapeuta sensitivo, conselheiro ou professor de meditação. Percebi que além da própria tarefa associada à Alma ou Psique, existe necessidade de aprofundarmos a um nível de consciência ainda mais profundo que nos leva ao trabalho antes do próprio trabalho. Em cada ciclo, em cada passo ou consciência existe e existirá sempre uma nova visão e uma continuidade infinita do EU – psicoterapia da alma abrange a possibilidade dessa realidade. 

Em que é que consta a terapia?
Esta terapia baseia-se em princípios desenvolvidos ao longo da minha própria aprendizagem pessoal. No momento em que percebi, no início do meu trabalho como conselheiro ou Médium Sensitivo, que em cada consulta, em cada tratamento tinha uma oportunidade fantástica em olhar ainda e cada vez mais fundo em mim, percebi qual o objetivo do despertar aos 33 anos. Percebi fundamentalmente que antes de estar a trabalhar a cura do paciente que me procurava, estava em simultâneo e em primeiro lugar – sempre que me dava a mim mesmo essa oportunidade – a tratar-me a mim mesmo! Tendo por base esse princípio, pouco tempo após ter iniciado este trabalho tudo começou a encaixar-se de uma forma extraordinariamente mágica e bela e finalmente começava a sentir de uma forma natural a Paz e Amor por tudo à minha volta.

Em que circunstâncias é que sentiu a necessidade para criar este curso que engloba todo o seu trabalho e as técnicas desenvolvidas por si?
Perante uma realidade atual virada para o mundo espiritual e trabalho do EU, muitas vezes deparamo-nos com questões do género: ‘A teoria é muito bonita, mas na prática não funciona!’ …  ou ‘Existem algumas pessoas especiais, ou iluminadas, escolhidas por Deus e só a esses é permitida a verdade suprema da vida!’… ou ainda ‘De que vale tanta teoria ou espiritualidade se ainda continuam a existir dúvidas em relação ao objetivo da vida na terra?’ – perante tais questões (e eu tive a oportunidade de as ter pessoalmente em centenas de consultas e tratamentos), senti necessidade de criar um percurso, baseado na minha experiência pessoal, que ajudasse o ser humano a criar condições para se ajudar a si mesmo, já que tudo o que se encontrava disponível apenas o transportava para uma espécie de dormência inconsciente.

Quais são os requisitos profissionais e financeiros para entrar no curso?
Os únicos requisitos que existem para frequentar este curso é uma entrevista informal, onde tenho oportunidade de sentir e explicar ao possível aluno os objetivos deste curso, ajudando-o a tomar a melhor decisão. Ao apelar aos profissionais de saúde, terapeutas e pessoas formadas na área, é apenas uma alusão a uma possibilidade mais próxima, pois acredito – e já foi comprovado numa turma em Carcavelos – que basta sentir ligação ao chamamento da alma para que tudo se torne possível.

Este curso é só para os profissionais ou qualquer um pode aceder?
Qualquer um pode aceder ao curso. O potencial já existe em cada alma e cada ser, basta apenas ajudar a criar condições para ele próprio despertar. Acredito que muito mais do que o conhecimento teórico, ou explicações filosóficas e infinitamente complexas, conseguimos alcançar a consciência do que somos e desenvolver condições e capacidades em ajudar os outros a criarem condições para se ajudarem a si mesmos, independentemente da nossa formação profissional ou universitária.

Qual é a duração e a periodicidade do curso?
O curso tem a duração de 3 anos e a sua periodicidade pode ser mensal (Algarve e Alentejo) ou quinzenal (Lisboa e Carcavelos).     

O que se estuda nos 3 anos de curso?
O 1º ano é dedicado à Cura do Eu. São realizados trabalhos associados a memórias e à história de vida do aluno, na ligação ao trabalho de arquétipos e comportamentos padronizados limitativos. Além disso são fornecidas ferramentas para a prática de meditação e de todas as tarefas associadas à auto-cura: linguagem do corpo, a energia universal através de um método criado por mim - onde o aluno desperta o seu potencial curativo natural e aprende a sentir a energia, os chacras e a aura de forma a conseguir auto harmonizar-se. O 2º ano é um género de ponte entre o Eu Interior e o Eu Exterior e o Outro. Iniciamos a ligação à consciência do Amor Incondicional e do Não Julgamento. Além de todo o trabalho vivencial, temas como sexualidade, perdão, projeção astral, telepatia, meditação, interpretação de sonhos e desenhos, serão a ponte para a consciência que acredito ser necessária alcançar para transitar para o ano seguinte que é fundamentalmente dedicado ao desenvolvimento de técnicas para ajudar o próximo a ajudar-se a si mesmo.

Como é que decorram as avaliações durante os 3 anos?
As avaliações são teóricas e fundamentalmente práticas. São realizadas de uma forma contínua e real, ou seja, mais do que qualquer prova que se possa realizar, devo sentir que a consciência pretendida foi alcançada. Mas será sempre relativo, pois o que avalio é apenas o que eu vejo e acredito, jamais eu ou alguém terá capacidade de avaliar o que o outro manifesta internamente neste género de trabalho. Pretendo dizer com isto que a avaliação será baseada em todo o percurso e na forma como o aluno atingiu a consistência ou regularidade do que foi trabalhado ao longo do ano.

O que é que acontece ao fim dos 3 anos de curso?
Após os 3 anos de formação, existem possibilidades de desenvolvermos parcerias, trabalhos em conjunto e mesmo estágios em regime de voluntariado em instituições, escolas ou outras organizações que o permitam. Serão também realizados convites aos alunos que corresponderem aos requisitos de determinados trabalhos ou lugares a assumir no projeto Escola Joaquim Caeiro.

Quer deixar uma mensagem aos interessados?
Por mais que se estude, partilhe ou aprenda, a consciência do milagre da vida atinge-se quando fazemos tudo isso em amor e em consciência da responsabilidade pessoal e do compromisso que assumimos. Esta pode ser a oportunidade da sua vida, não porque é especial, mas porque está a ler esta entrevista.

Que todos os corações vibrem amor e paz!
Joaquim Caeiro


ANO LETIVO 2013/2014
Já se encontram abertas inscrições para o novo ano letivo.

Locais:
» Carcavelos
» Alentejo
» Algarve
» Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário