Quem és tu? Quem somos nós? (Jul 2013)

Quem és tu? … quem somos nós?

És o resultado de uma consciência baseada em preconceitos, dogmas e limitações do ego. És a manifestação viva da essência do poder e do controlo - o caminho mais fácil para o medo. És o enredo de ti mesmo… em ti e no coletivo onde habitas e fazes parte. És o que és… porque acreditas nisso. E a questão coloca-se: - és o que desejas ser e estás onde queres estar, se hoje fosse o teu último dia de vida? Pois é … se fores fiel a ti mesmo, perceberás que muito mais existe disponível para ti nesta experiência fantástica a que chamamos vida.

Estás no caminho…. Estás na estrada… prestes a espreitares-te a ti mesmo… nada mais existe a fazer, a não ser continuares a caminhar… seja em que sentido for, saberás que está certo! Não procures ser isto ou aquilo. Não procures alcançar seja o que for. Não procures sonhos, metas, realizações. Ao fazê-lo estarás a dar continuidade ao que sempre fizeste – procurar agradar… procurar corresponder a uma sociedade, a uma família, a um pai, a uma mãe, a um ego ou mesmo - e sempre chegarás a essa conclusão – provares a ti mesmo que és capaz!
Enraizado numa cultura baseada no conservadorismo, em que o mote principal é possuir e/ou alcançar a segurança, aprendeste a acreditar e a tomar como real a necessidade de prevenir ou de te protegeres. Aprendeste as ‘boas maneiras’ e a forma ‘correta’ de ser. Sem saberes, manobrado pela essência de todo o mecanismo que movimenta esta cultura de egos – a necessidade de aceitação – foste impelido a acreditar que estás ‘doente’ e que te precisas curar. Foste ‘empurrado’ para a crença de que apenas a ‘certificação’ ou o que já foi ‘comprovado’ funciona e é o mais certo.
Foste convidado a experimentar a forma mais básica e animalesca do ser humano – a zanga, a frustração, a ira, a revolta, o ódio, a depressão, o pânico … - como ‘ferramentas’ necessárias à concretização de ti mesmo. Foste ensinado a tomar como natural a reação e todas as emoções contraditórias à tua essência original – fluidez natural! Mas é como se soubesses isso, no fundo de ti algo te diz que não é isso que pretendes para ti. E é verdade, existe uma alternativa mais simpática e feliz para esta experiência terrena – o amor por todas as coisas. E tu sabes isso…. e mais ainda – tu sentes e ÉS isso!

Se sabes e sentes que é possível, porque continuas ainda a zangar-te? Porque continuas ainda a viver frustrado e a responsabilizar tudo e todos pelo que és dentro de ti? Já pensaste que se o estás o fazer e a ser, estás a contribuir para o mesmo mecanismo que tu próprio acusas e responsabilizas? E na verdade quem és tu?
Como podemos zangar-nos quando sabemos que tudo começa e termina em nós? Como podemos deixar que qualquer emoção menos positiva seja criada, quando sabemos que somos os criadores de nós mesmos e de toda a realidade em que vivemos? Como podemos dar continuidade a um sistema, comportamento, mecanismo ou emoção, quando sabemos que não é o que desejamos? Como podemos proteger-nos de algo menos positivo quando à partida sabemos que no amor tudo faz parte?

Qual a origem das emoções contraditórias e menos felizes?
Qualquer emoção que seja considerada menos positiva, é uma emoção contrária ao que te permite a paz e o amor. Essas emoções (raiva, frustração, zanga, ira, etc.. ) são apenas faróis da ligação  alma/corpo que te permitem identificar o que desejas e o que não desejas. Na verdade, o mecanismo emocional associado à memória e vivência, manifesta-se após o acontecimento ou registo, sendo portanto apenas uma lembrança – uma referência a algo que já faz parte do passado! Portanto sempre que sentires alguma emoção que não seja a mais feliz, sorri e lembra-te que é o teu computador de bordo interno a guiar-te em direção a ti mesmo!

O segredo para uma vida feliz e inteira …
Não existem métodos, técnicas, terapias, procedimentos milagrosos para tudo o que te incomoda neste momento. Apenas TU MESMO o podes alterar! Desejas ser feliz? Desejas ser livre, acordar com um sorriso e abrir os braços em gratidão? Desejas olhar para todas as coisas e sentir paz e profundo amor… porque simplesmente, estás vivo? Desejas saber lidar com o que criaste em ti e dentro de ti, ao longo de toda a tua vida? Desejas ser mais saudável e tornares-te o verdadeiro aprendiz de ti mesmo? … o segredo está à vista … basta apenas aceitares em confiança o desafio: SÊ TU MESMO!
… e afinal quem és tu?
Tu és antes da própria definição do EU … antes de todos os conceitos… e afirmações da mente. Tu és a fonte… tu és a luz… tu és o infinito e a verdade antes de tudo…
Joaquim Caeiro
PT da Alma & Life Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário