Mente - o Código de Deus, na Ligação entre a Alma e o Corpo (Out 2011)

ZEN ENERGY | OUTUBRO 2011
Mente – O Código de Deus, na ligação entre a Alma e o Corpo

Quem sou eu…quem és tu…quem somos nós? Somos apenas fruto de um Só…essência de ligações… Eu’s perdidamente encontrados no reflexo de si mesmo! Somos apenas luz…energia…amor…vida e Deus em movimento constante! Quem sou eu? … quem és tu? … quem somos nós? … somos apenas!

O poder da Mente – como criamos os pensamentos?
Imagine-se sentado…observando o mundo, a vida e o seu próprio reflexo…sinta a sensação do observador quando vê verdadeiramente. Pare! …isso mesmo, sinta apenas o momento em que inicia o processo que dá origem ao próprio processo mental…observe-se a si mesmo a criar capacidades em pensar… e em criar o mecanismo que dá origem ao processo criador da mente…

Aos 33 anos, quando me foi aberta a janela, e descobri a paz, ao perceber que a única coisa que tinha a fazer era ser fiel a mim mesmo e trabalhar no sentido de conseguir colocar em prática todo o conhecimento que tinha na teoria, não sabia o quão grandioso estava para vir. Ao longo destes anos de trabalho como Psicoterapeuta da Alma, sinto-me feliz, em paz e em amor, para com a vida e para tudo o que nela se apresenta. Esteja certo ou errado, o facto de acreditar e praticá-lo, confirma apenas uma coisa – a verdade e só uma – existimos ou existimos… e se existir acreditando na paz e no amor….é apenas isso que eu sou!

Ao meditar sobre o tema deste artigo, senti-me como se me tivesse a atirar literalmente para o centro de uma consciência que se encontra em desenvolvimento em tempo real, ou seja, em contacto com a consciência na forma como se dá a própria consciência, algo profundo e revelador. Ao observar as pessoas a interagir, a cruzarem-se, a viver com base nos mesmos princípios – respirar, comer, ser feliz, viver, olhar, sentir… - pensei: ‘como é fantástico observar sem julgar… como é bom sentir e observar a ligação invisível que nos une a todos no mesmo propósito … como é bom sentir a paz na base da própria consciência da observação…. e os outros? … se sentissem o mesmo…ou se manifestassem o mesmo, tudo seria bem mais fácil!’ . Cheguei à mesma sensação do ‘todo’ e do ‘nada’, e senti a clareza de uma alma que simplesmente aprendeu a conectar-se com ela mesmo, e pensei: ‘Se fizermos uma análise a partir do momento presente, e se partirmos do princípio que tudo começa e termina em nós, na compreensão que cada um cria o seu próprio universo, porque cada um tem exactamente isso – o seu próprio mecanismo de processamento e registo – regredindo em imagens, vivências e pensamentos, para trás…percebemos que o que somos e manifestamos hoje é resultado de algo que foi construído ao longo de uma vida inteira. Além disso e o mais importante para esta consciência, o que assumimos como conceito de vida e ideais, ou a criação de tudo o que faz parte da vida, foi simplesmente criado pelo homem, através da sua vivência e experiência no seu próprio desenvolvimento como ser terreno em evolução dentro de si mesmo.

Nesta perspectiva, podemos até pensar que Deus, os anjos, a outra vida, a alma, e tudo o que consideramos importante para a compreensão da vida na terra, foi simplesmente uma verdade criada por alguém que começou a acreditar nisso mesmo….e simplesmente a tornou real – o resto da humanidade apenas seguiu a sua criação…inquietante, não acham? O que quero dizer exactamente é que, podemos estar perante uma verdade que tratando-se de algo real e claro, todos preferimos ignorar pelo simples facto de tudo se tornar mais fácil! Mesmo assim, tudo não passa apenas de um simples processamento mental interno, individual e conjunto!

O poder da mente reside aí mesmo – independentemente da situação, da vivência, ou da experiência, a mente processa de acordo com a informação que se encontra na retaguarda da existência do ser. Por outras palavras, a mente processa naturalmente, e de acordo com o que lhe e mostrado. A dificuldade que existe em perceber o seu funcionamento prende-se com o facto de que nunca nos podemos dissociar dela para o fazer…ou seja, sempre está a funcionar! Da mesma forma que na primeira classe aprendemos o A-E-I-O-U, e só nos é pedido isso, na universidade aprendemos algo mais complexo, simplesmente porque antes aprendemos o A-E-I-O-U. Tudo é verdadeiramente sincronizado com a vida e com aquilo a que aprendemos a chamar de sequência inteligente.

Apesar de compreendermos minimamente a forma como a mente processa os pensamentos, continuamos ‘enredados’ em malhas armadilhadas por nós próprios que muitas vezes não nos deixam ver com clareza e exactidão onde tudo é iniciado!

Abra a sua mente e o seu coração. Coloque de parte tudo o que aprendeu até aqui - apesar de impossível, imagine que o consegue fazer – focalize-se em si e comece por observar o seu corpo através da memória visual inteligente do Eu, ou seja, através da visualização pelo facto de conhecer o seu corpo. Observe apenas, e ao mesmo tempo analise – o que está a pensar? … os seus músculos… os seus órgãos internos…tudo é uma imagem produzida pela sua mente…simplesmente porque recorreu à memória interna inteligente, de uma forma espontânea e natural – o seu pensamento é apenas a instrução que lhe foi dada! Mesmo que pense outra coisa diferente, apenas está a pensar…a processar a observar algo que de alguma forma foi importante para si e para a sua evolução terrena! Agora, experimente o segundo passo – ao mesmo tempo que observa o seu corpo, tente observar-se você mesmo a criar capacidades e condições para originar o pensamento…o que sente? … como se desenrola todo o processo? …observe-se a criar a ligação com o Eu que processa, ou seja, observe-se na acção do próprio processamento… tranquilamente. Chegará à conclusão que o processamento que origina o processamento é criado por si, ou pela sua mente, que não é nada mais nada menos que uma parte de si!

Pensamentos Negativos e Pensamentos Positivos
Da mesma forma que não existem problemas – existem apenas experiências; os pensamentos também não são isto ou aquilo. Tudo começou no inicio dos tempos em que aprendemos a usar a linguagem e criámos as palavras paras nos explicarmos. Se fossemos um primata (macaco) usaríamos apenas os gestos e os sons. 

Ao evoluir desencadeámos formas de comunicação que acompanharam a própria evolução. Se antes observávamos apenas e nos limitávamos a aceitar e a viver em sintonia com a mãe natureza por exemplo, após o desenvolvimento da mente, desejávamos mais e mais, dando inicio a um comportamento que parecia distanciar-nos cada vez mais da essência e da origem. Essa origem que antes nos dava segurança e muita paz pela falta do conhecimento, na forma como era processada. Ao acreditarmos que perdemos o contacto com a origem, demos lugar à dúvida, e a dúvida deu lugar ao processamento disso mesmo – dúvida, deixar de acreditar… - e daí surgiram os pensamentos negativos. É como se fossemos uma cria que se perdeu da sua mãe.

Pensamentos e emoções habitam no mesmo espaço?
Naturalmente tudo é processado com base na vivência e na emoção associada, criando assim a possibilidade de estabelecermos associações emocionais mais confortáveis ou menos confortáveis. Se pararmos para pensar que a criação do próprio pensamento é de origem emocional, então poderemos afirmar que a emoção ‘É’ com o pensamento! A tentativa em separar as emoções do pensamento foi apenas uma forma de tentarmos entender a essência de ambos. Se os pensamentos se manifestam em imagens e palavras, se estas possuem uma determinada vibração, devido à associação ou vivência na ligação às mesmas, então podemos afirmar que a emoção origina o pensamento ao mesmo tempo que o pensamento origina a emoção que, tal como a vida é um processo natural e espontâneo. Então o que temos de perceber é apenas esse mecanismo…e ser com ele!

Reprogramação mental
Da mesma forma que programamos a mente de acordo com o que lhe inserimos naturalmente agora temos oportunidade de o fazer numa consciência mais completa e real. Acredito que para o fazer a única coisa que precisamos perceber é apenas a forma como todo o processo funciona, se o tentar fazer como algo imposto ou contra natura, não funciona. Para ajudar na criação de capacidades para reprogramarmos a mente a prática de exercícios que envolvem a respiração e a meditação são sem dúvida a melhor opção! O 1º passo é, volto a referir: conhecer o mecanismo de processamento interno mental. Ao fazê-lo perceberemos que tudo não passa disso mesmo – mecanismo e processamento – todos os conceitos ou palavras serviram apenas para identificar. Na verdade apenas existem pensamentos, a emoção impregnada neles é o que nos permite identificar a tarefa a realizar como seres em crescimento constante.

Da mesma forma que a vida vive em nós…naturalmente…assim nós devemos aprender a viver nela…naturalmente…e é só isso!

Lembre-se que a única forma de identificar o caminho ou passo certo é a Paz. Se a sentir, já resolveu…se não a sentir, ainda terá que trabalhar esse aspecto. Portanto focalize-se apenas na Paz…e tudo fluirá! Para o ajudar nesse sentido, criei ‘Encontros com JC | Pensamentos e Emoções’ em que o objectivo principal é exactamente perceber o mecanismo mental interno!

Esteja onde estiver, seja quem for, viva em que situação viver, pode aprender a sentir esta paz…basta para isso agir nesse sentido!

Amor e Paz nos vossos corações, 

Sem comentários:

Enviar um comentário