Tu Podes Ser Feliz (Jan 2012)

ZEN ENERGY | JANEIRO 2012
Tu Podes Ser Feliz
Método Joaquim Caeiro

Quantas vezes já lhe aconteceu ler um texto ou um livro e sentir que já o sabia? Quantas vezes já chegou à conclusão que afinal já sabe a teoria e que a única coisa que precisa é colocar em prática? Quantas vezes já desistiu de algo, só porque parece excessivamente utópico ou aparentemente irreal, apesar de sentir que faz sentido?

Na verdade todos transportamos o conhecimento que precisamos para a nossa jornada terrena, a única tarefa que nos espera é tomarmos consciência dessa realidade.

Porque existem dificuldades em colocar em prática o que já sabemos?
Ao longo de 5 anos de trabalho como terapeuta da alma, verifico que a maior dificuldade que o paciente ou quem me procura encontra é exactamente a prática dos exercícios propostos. Para entendermos a razão pela qual manifestamos dificuldade devemos começar por entender e aceitar que somos ‘animais de hábitos’

Desde a infância que nos são incutidos determinados valores, comportamentos ‘certos’ e ‘errados’. Mesmo antes da infância, ainda na barriga da mãe, somos preparados para a jornada que nos espera através da percepção inconsciente de referências, registos e emoções associados à mãe e ao pai, portanto, o historial é antigo e com alicerces seguros, já para não falar de outras vidas ou passagens terrenas. Ao crescermos temos a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos a ser e a definir ideais e comportamentos de acordo com o que sentimos e o que percepcionamos da vida. 

Segundo após segundo, hora após hora, dia após dia, semana após semana, mês após mês, ano após ano, repetimos, confirmamos e registamos como certo atitudes, emoções construindo um determinado alicerce básico que permanece caso continuemos a alimentá-lo da mesma forma. Agora olhe para si: que idade tem neste momento? Á quanto tempo vive confirmando e assumindo determinados ideais, pensamentos e emoções? Será que pode mudar isso em apenas uns minutos? O primeiro passo para entender onde existe a dificuldade é compreender que o que é neste momento, é resultado do que foi e o que vai ser será resultado do que é neste momento. Na verdade acredito que se torna cada vez mais necessário realizarmos o trabalho antes do próprio trabalho, ou seja, antes de colocarmos em prática seja o que for, devemos fazer um trabalho referente ao mecanismo que concretiza esse mesmo trabalho.

Qual o primeiro passo?
Agir! Simplesmente agir. No momento em que parar para pensar em algo, não está agir, está a pensar. Portanto, o segredo é agir, ao fazê-lo está a afastar-se de antigos registos ou de memórias que o ‘empurram’ para o que supostamente é natural. Por defeito, o seu corpo lembra-lhe isso. Já imaginou se ao adormecer o seu corpo esquecesse tudo o que lhe permitiu viver ao longo do dia? Sensações, experiências, emoções … nada faria sentido não acha? Portanto, a tarefa mais importante é realmente entender o mecanismo e direccioná-lo para onde deseja, caso se sinta insatisfeito com o seu estado actual – AGINDO – independentemente do que sente e do que pensa acerca dessa acção!



TPSF | Exercício I
» Preparação para a acção | Construção de capacidades básicas essenciais

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício é importante alertá-lo para o facto de que, qualquer coisa que tente fazer que seja diferente do habitual o seu corpo e a sua alma vai identificar como ‘estranho’, o que é perfeitamente natural. Daí a sensação inicial de que o que se está a fazer não corresponde à verdade. Está a construir condições para avançar em direcção a si, portanto faça e lembre-se que se continuar a fazer o que sempre fez, irá ter e ser do mesmo!

1º - Coloque-se em frente a um espelho de corpo inteiro. Olhe no espelho, no fundo dos seus olhos e repita: ‘Olá …….. (seu nome). Quero que saibas que a partir deste momento serei mais consciente do teu comportamento e das tuas emoções’.

2º - Após esta afirmação, mantenha o contacto visual, e esboce um sorriso suave enquanto tranquilamente mentaliza o seu nome.

3º - Lentamente, e após cerca de 3 minutos aproximadamente, reproduza o seu nome em voz alta, ao mesmo tempo que sorri e permite que essa vibração se espalhe por todo o seu corpo, e por todas as suas células.

4º - De seguida use as suas mãos e toque o seu corpo enquanto repete o seu nome. Use as duas mãos ao mesmo tempo e percorra todo o corpo, tocando e repetindo o seu nome sorrindo.

5º - Após percorrer todo o seu corpo – coloque as suas mãos na direcção do reflexo das mesmas no espelho (pode tocar o espelho ou não), e sorrindo fale para si repetindo até sentir uma sensação de prazer ou arrepio confortante: ‘Estou aqui! Pronto (a) para te pegar ao colo e amar-te! Estou aqui…pronto (a) para assumir um compromisso verdadeiro…e sabes que mais? EU ACREDITO EM TI E MESMO QUE NÃO O MANIFESTE COM MAIS FREQUÊNCIA AMO-TE …… (nome)’. Esta última parte deverá dizê-lo com mais determinação, num tom mais alto, mas sempre sorrindo!

6º - Após criar o compromisso consigo mesmo, use o espelho para se guiar, e usando as suas mãos, contorne o seu reflexo do espelho, como se tivesse a ‘aconchegar-se’ ou a criar uma película à volta do seu corpo. Faça-o sempre sorrindo naturalmente. Termine com as mãos no coração, feche os olhos e repita mais uma vez – ‘……… (nome) eu amo-te!’

7º - Por último dê início à materialização – escreva no espelho, após este exercício a frase: ‘Eis a pessoa responsável pela tua felicidade!’. Em locais estratégicos, tais como frigorifico, mesa-de-cabeceira opte por colocar uma moldura com uma mensagem afirmativa (sempre usando a palavra do que deseja), ou frases subtis que incluam palavras como por exemplo: ‘Eu Sou responsável por Mim!’ ou ‘Eu Sou o compromisso comigo mesmo!’ ou ‘Tudo o que sou hoje é fruto do que fui ontem e o que serei amanhã será fruto do que fui hoje…e hoje sou grato e feliz pela vida e por tudo o que faz parte dela!’

PROPOSTA AOS LEITORES
Tudo se constrói através da partilha e das ligações realizadas em cada prática. Tendo em conta a dificuldade que todos passamos numa determinada fase em colocar em prática a teoria e o que lemos em livros e revistas, propomos que nos escrevam a contar as vossas dificuldades e/ou sucessos na concretização destes exercícios práticos, a publicar na próxima edição. Em cada edição haverá um exercício prático, um pequeno artigo e as respostas às suas questões e dificuldades. Lembre-se que tanto as dificuldades como os sucessos na aplicação prática dos exercícios podem ajudar quem lê e a si mesmo quando escreve a recriar-se ou a tornar-se FELIZ!

‘Tu podes ser feliz quando perceberes que já o És! Sabes porquê? Porque o único momento em que o podes ser é AGORA!’

Acredito em Ti, porque acredito em Mim!
Sou em Ti como És em Mim!

Amor e Paz

Sem comentários:

Enviar um comentário