Relacionamentos e Inteligência Espiritual (Jan 2013)

Relacionamentos e Inteligência Espiritual
A esperança é a última a morrer

Saudações de Paz e Amor,

Quantas vezes parou para pensar que tudo o que vê… tudo o que sente… tudo o que é… é produto seu? Quantas vezes questionou que tudo o que vê no outro é simplesmente um reflexo seu? Quantas vezes já assumiu a responsabilidade total sobre a sua manifestação como ser na terra? Falamos em relacionamentos, falamos em evolução, falamos até em iluminação e amor incondicional…mas até que ponto tudo isto É já em nós diariamente?

Levamos uma vida inteira á procura do amor ideal, daquela pessoa especial ou de um relacionamento perfeito e acabamos por atrair sempre mais do mesmo… porque será?
Levamos uma vida inteira a opinar… a julgar…. a querer que nos entendam e aceitem… e no entanto não temos coragem para parar e questionar porque o continuamos a fazer?

Tornamo-nos ‘espirituais’… embarcando numa odisseia que supostamente aprendemos a ver como a evolução do eu… e mesmo assim parece não resultar… estranho não acham?
Pois é meus queridos leitores, talvez o que falte seja algo de muito simples e natural. Talvez o que falte seja assumirmos verdadeiramente que tudo é dentro e que todos somos mestres e aprendizes uns dos outros… sem diferença, estatuto ou patamar evolutivo especifico. Cada um representa o seu papel…e cada um se atrai de acordo com que manifesta em si mesmo. Na verdade, o mundo, as pessoas e tudo o que faz parte da nossa vida é o reflexo daquilo que somos em nós mesmos.

Como podemos esperar por algo que desejamos que seja em nós? … se o que pode ser em nós… só o pode ser agora… neste exato momento? Como podemos esperar pela pessoa que nos entenda… que nos ame… se nós mesmos muitas vezes ainda vacilamos nesse amor por nós mesmos… e ainda questionamos a verdade que habita em nós?

Talvez o que exista a fazer seja apenas SER. Sermos fiéis a nós mesmos. Sermos inteiros…verdadeiros, transparentes e reais em nós mesmos. Talvez o que exista a ser feito seja encarar a possibilidade de que a solução não é ser espiritual ou dedicarmo-nos a algo que nos fizeram acreditar ser a ‘salvação’ ou a estrada para a paz e o verdadeiro amor… e sim sermos apenas tudo isso… em paz… sem sair de nós mesmos… e sem procurar fora!

Mas já o sabemos… é verdade… a teoria é algo que já faz parte de todos. Lembra-se quando alguém lhe diz alguma coisa e dento de si ressoa ‘Engraçado eu já sabia isto…eu sempre soube isto’… portanto tudo já é dentro de si!

Não existe volta a dar - por mais coisas que faça…. por mais workshops, cursos, formações… por mais tarefas que se proponha a fazer… enquanto não parar e olhar verdadeiramente para si mesmo… não verá resultados! Sabe porquê? Porque enquanto trabalhar na reconstrução de si mesmo … enquanto se tentar libertar… enquanto se tentar curar… apenas poderá estar a lembrar-se - a nível do subconsciente - que está preso…que está doente … ou se destruiu. Sim é verdade… tudo não passa de palavras e por mais essa razão devemos mais do que nunca iniciar a caminhada em direção a nós mesmos… sem vacilar… sem paragens… em descanso e em profunda gratidão porque afinal estamos apenas a ser em nós!

Lembre-se que muitas vezes… senão a maior parte das vezes… fazemos coisas, caminhamos, estudamos, partilhamos, meditamos… e esquecemo-nos que o nosso coração processa apenas a verdade. E como podemos tentar fazer algo que já está feito? Como podemos dedicar-nos com intenção a algo que simplesmente é em nós? E muitas vezes nesses percurso caímos e percebemos que enquanto tentarmos trabalhar o EU apenas estamos a lembrar-nos que nos esquecemos de o fazer um dia … e isso é mais presente e mais influente a nível de concretização pessoal, do que o que acreditamos. Porquê? Porque o mesmo mecanismo que produz a dúvida é o mesmo mecanismo que produz a consciência da verdade… e o mecanismo da dúvida tem mais tempo de atuação comparando com o que manifesta atualmente.

Acredito que o trabalho é na simplicidade. Quando Jesus despertou para ele mesmo e percebeu que afinal de contas apenas teria de ser ele mesmo… ele amou… ele percebeu quem era … ele manifestou gratidão sobretudo pela sombra, pela diferença, pelo ‘inimigo’… porque simplesmente FOI em tempo real o que sentia e acreditava!

Na vida não existe o ‘tentar’… não existe o ‘vou trabalhar em mim’ … não existe ‘evolução ou patamar evolutivo’ … tudo isso são apenas palavras que o homem um dia acreditou necessitar para se compreender ainda mais… não percebeu que acabou por se deixar enredar apenas pelo próprio processo e mecanismo do ‘esforço’ … o contrário da naturalidade e da essência da vida que simplesmente acontece em nós diariamente!

Por isso SOU O EU SOU …  todos os que me procuram e escolhem partilhar comigo momentos de consciência, paz e amor … é nas tarefas mais simples que percebemos que afinal para aprendermos a relacionarmo-nos com o EU e com o mundo basta aprender a não esforçar-se para ser… e SER TUDO O QUE SEMPRE SONHÁMOS EM TEMPO REAL!
Abraço-vos em gratidão e em profundo amor

Joaquim Caeiro
Professor de Meditação, Psicoterapeuta da Alma, Orador & Escritor

www.jcaeiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário