Psicofisiologia - a janela de ligação mente-corpo (Jun 2012)

ZEN ENERGY | JUNHO 2012
Psicofisiologia - a janela de ligação entre a mente e o corpo

Ao despertar em cada manhã, uma sensação de paz envolve o meu corpo e percebo que é apenas o meu cérebro a informar que são horas de acordar! Antes de abrir os olhos, todo o meu ser manifesta gratidão e amor e a única mensagem que surge é ‘EU SOU’ outra vez em consciência! Instintivamente e pelo hábito criado, entrego-me aos 10 minutos matinais comigo … em consciência…e só depois me levanto … completo e numa ligação consciente cada vez mais profunda da união divina entre a mente, a alma, o corpo e a própria vida.

Psicofisiologia – a janela de ligação entre a mente e o corpo
Desde que nos conhecemos como seres pensantes que a curiosidade e a necessidade de explicação, por tudo o que acontece à nossa volta e dentro de nós é uma constante. Filósofos, estudiosos, grandes mestres sábios, de alguma forma já espreitaram a realidade que envolve a vida e tudo o que faz parte dela. Mas, por mais que tentemos explicar o que é inexplicável – pois tudo é limitado ao nosso próprio universo pessoal – jamais chegaremos à verdade absoluta e à realidade que acreditamos existir, enquanto seres terrenos. Ao longo da minha caminhada pessoal, aprendi a observa-me e a tornar-me o meu próprio mestre e aprendiz. 

Numa espécie de consciência inconsciente, aos 16 anos, quando acreditei que era Jesus e sai para a rua a falar e a comportar-me como ele, era como se o meu corpo estivesse a responder a um comando diferente. Por um lado eu sentia que me podia observar em tempo real e por outro, o amor e a sensação de clareza era tanta que me entregava simplesmente a esse comando que não fazia parte deste tempo. Lembro-me que após os 40 dias de cama - resultado de auto negação por não entenderem a minha mensagem - em que vivi a experiência quase morte, ou saída consciente do corpo, a sensação de leveza, liberdade e paz eram indescritivelmente intensas e ao mesmo tempo profundas e infinitas. Quando decidi voltar a viver e agarrar-me à vida tentando ser uma pessoa normal, no primeiro momento o meu corpo recusou a intenção e reagiu com espasmos, o que é natural. 

Para dar um passo, lembro-me que pensava: ‘Não posso pensar no que estou a fazer!’ - pois ao pensar era o suficiente para bloquear o andar e o movimento, exigindo da minha parte mental, cognitiva, psíquica e sensorial, durante um longo período, uma atenção especial, que me ajudou a desenvolver ainda mais a capacidade de concentração. Após esse período e já no tratamento a idosos, ou pacientes que me vinham parar às mãos quando trabalhava no hospital, usei essa memória para os ajudar a caminhar, com resultados fantásticos! Hoje, e após quase 21 anos de crescimento, tenho presente que a ação muscular é dirigida por algo mais do que a simples mente que conhecemos.

Divina presença EU SOU na ligação Mente - Corpo
Complexo e ao mesmo tempo simples, a união entre a alma, o corpo e a mente é algo inseparável e necessário, ao que conhecemos como vida terrena. Após 6 anos de prática de meditação e atendimento individual como Psicoterapeuta da Alma & Life Coach, ao debruçar-me sobre este tema, tenho apenas a dizer que a resposta e o segredo desta ligação necessária, encontra-se na presença divina EU SOU! Não me refiro ao Eu Sou, associado a uma espiritualidade desgastada pelo ego e pela sociedade ao longo da sua própria evolução, refiro-me sim a um estado de consciência, em que a própria consciência é resultado de si mesma e em si mesma, na paz e no amor pela vida, pelos seres humanos, pela terra e por tudo o que já criámos até agora. É na consciência do que somos e manifestamos que humildemente percebemos que não existe nada a compreender, apenas existe algo a aceitar e a amar em tempo real e em consciência disso mesmo.

O que é a presença Divina EU SOU?
A presença divina EU SOU, é um estado de consciência, amor, harmonia e paz em tempo real. Quando refiro tempo real, quero dizer em tempo fluido, em cada momento único que manifestamos. Trata-se de um estado perfeito na consciência da sua imperfeição, um estado de profunda gratidão pela consciência que somos o negro e o branco, o homem e a mulher, o céu e o inferno. EU SOU, é o comando mágico que aciona todas as ligações. É neste estado que consciente ou inconscientemente, o nosso corpo manifesta a sua realidade única, é nesse estado que a nossa alma revela o conhecimento e a sua essência mais profunda. EU SOU é o estado que não consegue ‘não ser’, porque mesmo não sendo já É! EU SOU, é no fundo a consciência que tudo o que é dentro é fora e tudo o que é fora é dentro. A linha subtil que liga e ao mesmo tempo faz parte, na união entre a mente, a alma e o corpo, é este estado!

A linguagem do corpo
Envolvido por um mecanismo sábio e verdadeiramente perfeito, o nosso corpo responde de acordo com o registo de vivências, memórias e ligações evolutivas em cada momento, situação ou manifestação de vida. Ou seja, o que somos hoje como corpo, é resultado do que injetámos como registos, pensamentos, memórias, associações. Não existe outra alternativa – somos o que pensamos e sentimos! Quanto maior a consciência da ligação ao estado EU SOU, maior a capacidade em perceber as manifestações do corpo e a sua linguagem natural. Cada postura, cada expressão, cada estímulo, sensação, atitude ou comportamento, revela a essência presente em nós…no referido estado EU SOU. No meu trabalho como psicoterapeuta e coach, ao analisar cada situação através da observação corporal, acredito que a receita ou o segredo para o bem-estar geral na consciência da ligação – alma, mente e corpo – encontra-se em cada um. Sendo necessário para isso um trabalho antes do próprio trabalho, associado à criação do alicerce que sustentará todas as ligações posteriores. 

Por exemplo, uma pessoa que apresenta um problema associado ao joelho, a ligação a fazer é ao movimento e à forma como essa pessoa age perante a sua própria concretização. Se for o joelho esquerdo, e tendo em conta que no cérebro, o hemisfério esquerdo - mental, racional, masculino - gere a parte direita do corpo e o hemisfério direito - emocional, sensibilidade, feminino - gere a parte esquerda do corpo, poderia concluir que essa pessoa na ação manifesta emoções associadas a falta de auto estima ou à ideia de que não é merecedora. E aqui teria de ver a ligação a possíveis problemas de coração e pulmões – o centro do amor incondicional e o local onde nas minhas leituras energéticas deteto registos associados à infância. 

Se aprendermos a ler esta linguagem, que é individual e única – após ligações iniciais, as ligações mais importantes que levarão à consciência da origem da situação pertence a cada individuo – conseguiremos finalmente praticar a cura e encontrar a estrada que nos levará ao nosso propósito pessoal! A meditação e a ajuda de alguém que já manifesta esta consciência em tempo real são sempre aconselháveis!
Eu sou em Ti, como Tu És em Mim – por isso SOMOS UNO!
Amor e Paz no seu coração

Sem comentários:

Enviar um comentário